A autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação (PPG) é um processo contínuo e essencial para assegurar a qualidade acadêmica, científica e administrativa desses programas. Através de seus princípios, procedimentos e instrumentos, a autoavaliação visa promover uma análise crítica e detalhada das atividades do programa, proporcionando o aperfeiçoamento contínuo das suas práticas e a alinhamento com as exigências acadêmicas e institucionais. Além disso, sua inter-relação com os mecanismos de autoavaliação institucional fortalece a coerência das ações estratégicas e contribui para a melhoria global da instituição. A seguir, serão discutidos esses elementos e sua interconexão.

As autoavaliações nos PPG da UFRPE estão intrinsecamente ligadas aos mecanismos de autoavaliação institucional. A UFRPE realiza processos de autoavaliação que abrangem não só os PPG, mas também outras áreas da administração acadêmica, como infraestrutura, gestão de recursos, e qualidade de ensino. A relação entre esses dois níveis de avaliação (institucional e do PPG) é fundamental para garantir a coerência e a integração das ações de melhoria.
1) Alinhamento de Objetivos: A autoavaliação dos PPG está alinhada aos objetivos e diretrizes da autoavaliação institucional. Isso garante que as melhorias sugeridas para o Programa estejam em sintonia com as metas globais da Universidade, como desenvolvimento estratégico, qualidade do ensino e internacionalização.
2) Integração de Resultados: A análise das autoavaliações dos PPG contribui diretamente para os relatórios institucionais, ajudando a identificar áreas de melhoria em nível acadêmico e administrativo. Da mesma forma, as ações de melhoria nos PPG podem ser informadas pelas análises institucionais mais amplas, proporcionando uma visão global e integrada.
3) Feedback Institucional: A Universidade, por meio de seus mecanismos institucionais de avaliação, pode oferece feedback geral aos PPG, ajudando-os a refinar suas práticas de autoavaliação e implementação de melhorias. Esse feedback institucional é importante para garantir que os programas de pós-graduação estejam cumprindo com os requisitos e expectativas da instituição, e destacam a percepção dos(as) docentes e discentes do Programa, ao mesmo tempo que garantem a anonimidade dos que respondem aos questionários de avaliação.

A autoavaliação constituiu uma ferramenta essencial para o acompanhamento contínuo da qualidade e eficiência do Programa de Pós-Graduação, possibilitando ajustes nos planos de ação durante o quadriênio. Com base nas metas estabelecidas e nas ações planejadas, foi implementado um sistema estruturado de autoavaliação que envolveu a participação ativa de discentes, docentes e comissões de acompanhamento. 

a) Instrumentos de Autoavaliação
    Os instrumentos utilizados para a autoavaliação podem variar, mas geralmente incluem as fichas de Autoavaliação de discentes, técnicos e docentes; relatório anual de desempenho acadêmico e científico dos discentes; e relatórios das Comissões de Acompanhamento.
i) Fichas de Autoavaliação de discentes, técnicos e docentes
    A UFRPE realiza uma Autoavaliação anual dos seus Programas de Pós-Graduação, com o objetivo de promover uma análise abrangente e imparcial da estrutura física, pedagógica e do quadro docente de cada Programa. Essa autoavaliação é conduzida de maneira "anônima", ou seja, sem que os participantes (discentes, docentes e técnicos) identifiquem os outros envolvidos no processo, o que visa garantir maior imparcialidade nas respostas e nas avaliações. Após a coleta dos dados, é gerado um relatório quantitativo que serve como uma devolutiva para as ações que o programa deverá desenvolver com base nos resultados da avaliação. Os relatórios dessa Autoavaliação podem ser consultados em https://www.prpg.ufrpe.br/pt-br/relatorios-autoavaliacao. 

autoavaliação


ii) Relatório anual de desempenho acadêmico e científico dos(as) discentes: 
    Além dessa avaliação institucional, externa ao programa, o PPGCS/UFRPE também realiza um acompanhamento contínuo das atividades dos(as) discentes, que é feito com base nos relatórios anuais apresentados pelos(as) alunos, os quais incluem a avaliação do(a) orientador(a) sobre o desempenho do(a) discente. Esse acompanhamento serve para monitorar o progresso do(a) aluno ao longo do ano e ajustar possíveis deficiências ou melhorar processos pedagógicos. O relatório anual pode ser consultado em https://www.pgs.ufrpe.br/sites/default/files/documentos/relatorio_anual_0.pdf 
iii) Relatórios das Comissões de Acompanhamento: 
    Essas duas formas de avaliação – a autoavaliação do programa e o acompanhamento das atividades discente – são complementares e ajudam na gestão do PPGCS/UFRPE, oferecendo uma visão ampla de seu funcionamento. Atualmente, essas são as principais ferramentas utilizadas para a avaliação. Porém essas ferramentas, nesse quadriênio, foram acompanhadas da análise dos relatórios das comissões específicas de acompanhamento dos objetivos do PEP, que elaboram relatórios periódicos sobre o desempenho do Programa e o alcance das metas estabelecidas, a fim de melhorar ainda mais o processo de gestão e avaliação do Programa.