O Planejamento Estratégico do Programa (PEP), do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFRPE) contribui para a gestão estratégica do Programa na medida em que orienta suas ações tanto na tomada cotidiana de decisões, quanto orienta no curto, médio e longo prazo. A Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFRPE tomou a iniciativa de coordenar este processo com o apoio da Pró-Reitora de Planejamento (PROPLAN). Vale salientar que a CAPES condicionou na Ficha de Avaliação da Área de Ciência Agrárias I (Quadriênio 2017-2020) a obrigatoriedade da elaboração do PEP, considerando também articulações com o planejamento estratégico da Instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus discentes, vinculada à produção intelectual bibliográfica, técnica e/ou artística.

            O PEP do PPGCS foi elaborado segundo recomendações DA CAPES e com a ajuda especializada de um Comitê da PROPLAN da UFRPE. As principais partes do PEP são a descrição (missão, visão e valores), os objetivos (operacionais, táticos e estratégicos, de curto, médio e longo prazo, respectivamente), o diagnóstico (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças), o plano de ações (objetivos, metas, execução e acompanhamento) e processos e procedimentos de autoavaliação. Em todas as ações buscou-se a consonância do PEP em relação a missão/objetivo da área de Ciências Agrárias I, com apresentação dos mecanismos de avaliação, adequação e modernização da estrutura de pesquisa (linhas e projetos) e matriz curricular frente aos novos cenários e desafios da área por meio de comissões específicas do Programa que discutirão a implementação dessas adequações.

            Vale salientar que o PPGCS já apresenta regimento próprio e consolidado no que tange a substituição, credenciamento e qualificação docente, política de internacionalização, inserção social, proposta de acompanhamento e interação com egressos e o ambiente de atuação profissional. Após a elaboração e conclusão desse documento, observou-se que os planos de ações estabelecidos após profundas e necessárias discussões serão fundamentais para que o Programa continue evoluindo e buscando a excelência dentro da área de Ciência Agrárias I. Essa segunda edição do PEP, referente ao quadriênio 2025-2028, foi elaborado com base na avaliação das metas alcançadas no PEP do quadriênio anterior (2021-2024). Para tanto, foram analisados os questionários de autoavaliação preenchidos pelos(as) discentes, técnicos e docentes ao longo do quadriênio, além do acompanhamento, por parte da Comissão de acompanhamento do Plano estratégico, acerca das metas atingidas. Com base nas avaliações, os objetivos e planos de ação foram revisados e distribuídos em novos eixos que deverão ser seguidos durante a execução do novo PEP.

            Em suma, o Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo reflete um compromisso contínuo com a melhoria e a adaptação às novas demandas acadêmicas e institucionais. A construção deste documento, que integra as análises de desempenho, as recomendações da CAPES e as contribuições das comissões internas, proporciona uma base sólida para o crescimento do programa e seu alinhamento com os objetivos da Universidade. A implementação das ações propostas no novo PEP, considerando as lições aprendidas e as melhorias identificadas, é fundamental para assegurar que o PPGCS se mantenha como um espaço de excelência na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento relevante para a área de Ciências Agrárias.