INFORMAÇÕES GERAIS
Histórico
O PPGCS/UFRPE foi criado em julho de 1975, iniciando as atividades em 1976 no nível de Mestrado, sendo credenciado em dezembro de 1983 e recredenciado em março de 1990 pelo Conselho Federal de Educação, pareceres nº 619/83 e 304/90, respectivamente. O nível de Doutorado foi criado pela Resolução 189/2002 do Conselho Universitário da UFRPE e recomendado pela CAPES em 2003, iniciando suas atividades no mesmo ano. O Programa está vinculado ao Departamento de Agronomia e tem sede no Prédio Prof. Mateus Rosas Ribeiro, campus Dois Irmãos da UFRPE, localizado na cidade do Recife-PE.
O Programa concluiu o seu primeiro plano de capacitação docente no início dos anos 80. Na década de 90 ocorreram muitas aposentadorias, uma fase na qual o corpo docente do PPG teve grande dependência externa. Ao final dos anos 90 e início dos anos 2000 (1997 a 2002), houve um rejuvenescimento no quadro docente, estabelecendo as bases para a formação de um grupo com novas experiências didáticas e um potencial crescente de investigação científica. Esse novo perfil de docentes foi fundamental para a consolidação do PPG, resultando no pedido e na aprovação do APCN para a criação do curso de doutorado, que teve início em março de 2003. Além disto, este período coincidiu com os primeiros editais Finep CT-Infra e CAPES/Pró-equipamentos, contribuindo para o aparelhamento científico no âmbito dos laboratórios do Programa.
Entre os anos 2008 e 2014, ocorreu um novo rejuvenescimento e acréscimo de docentes na Área de Solos do Departamento de Agronomia/UFRPE. Nesta fase, os novos docentes concursados vieram com aguçada capacidade para pesquisa científica e alinhamento aos preceitos do funcionamento do Sistema de Pós-graduação da CAPES. O grupo já experiente de docentes do PPGCS/UFRPE, somado aos recém-docentes, realizaram uma grande atualização nas normas do Programa, captação de recursos em diversos editais Finep/CT-Infra, CAPES/Pró-equipamentos, CAPES/Procad, CNPq Casadinho, Facepe/CNPq/Pronex, promovendo assim, uma grande modernização de seu equipamentos laboratoriais (maiores detalhes no campo: Infraestrutura – Laboratórios) e a obtenção de recursos para o custeio das pesquisas, manutenção e funcionamento adequado dos equipamentos adquiridos. O resultado dessa renovação no quadro do corpo docente e do aporte significativo de recursos para modernização dos laboratórios pôde ser constatado em 2010, pelo resultado da avaliação trienal da CAPES (2007-2009), quando o Programa foi elevado ao conceito 5. Após a consolidação do conceito 5, faltava ao PPGCS/UFRPE uma maior inserção internacional. Atualmente, este é o foco central do Programa, buscando associar a experiência acumulada de seus docentes com novas oportunidades de financiamento, como o edital CAPES-Print, que tem sido muito importante para a projeção internacional das ações do PPGCS/UFRPE.
Conceito CAPES e Bolsas de Estudo
O Programa possui atualmente o Conceito 5 da Capes e recebe bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), além de contar com estudantes estrangeiros que recebem bolsas de seus países de origem ou de organismos internacionais.
Objetivo Geral do Programa
O PPGCS/UFRPE tem como objetivo a formação em alto nível de qualificação de mestres e doutores com competências e habilidades compatíveis com as dimensões científicas, tecnológicas e conceituais da Ciência do Solo, em uma perspectiva multi e interdisciplinar na área de concentração Solos e Meio Ambiente, visando o atendimento das demandas dos setores público e privado.
Para o curso de Mestrado Stricto Sensu, o PPGCS/UFRPE tem como objetivos específicos:
- Permitir que o corpo discente adquira embasamento teórico e científico consistente com a Ciência do Solo para o desenvolvimento de pensamento crítico e conhecimento dos procedimentos científicos para conduzi-lo ao doutoramento;
- Formar, em curto e médio prazo, profissionais capacitados em avaliar, interpretar e elaborar soluções científicas e tecnológicas para o mercado de trabalho;
- Aperfeiçoar a formação de profissionais graduados e estimular o ensino científico, a pesquisa e a extensão na área de concentração Solos e Meio Ambiente.
Para o curso de Doutorado Stricto Sensu, o PPGCS/UFRPE tem como objetivos específicos:
- Formar e qualificar recursos humanos de elevado potencial científico para o exercício das atividades de ensino (superior e tecnológico), pesquisa científica e tecnológica, e extensão no âmbito da Ciência do Solo.
- Preparar profissionais altamente qualificados em Ciência do Solo para atuarem em órgãos públicos e empresas privadas, visando atender à demanda regional e nacional.
Coordenadores do Programa (1977 a 2018)
José Pereira Leite (1977-1980)
Newton Pereira Stamford (1980-1982)
Neydson Caldas Mattos Ferreira (1982-1984)
Mauro Carneiro dos Santos (1984-1986)
Newton Pereira Stamford (1986-1988)
Antônio Fernando Magalhães (1988-1990)
Mateus Rosas Ribeiro (1990-2001)
Fernando José Freire (2001-2004)
José Ramon Barros Cantalice (06 a 09/2004 - Pró-Têmpore)
Emídio Cantídio de Oliveira Filho (2004-2006)
Clístenes Williams Araújo do Nascimento (2006-2010)
Valdomiro Severino da Souza Júnior (2010-2016)
Clístenes Williams Araújo do Nascimento (2016-2018)
Edivan Rodrigues de Souza (2018 - 2021)
Giselle Gomes Monteiro Fracetto (2021-