O grupo de Química Ambiental de Solos é composto de pesquisadores que têm desenvolvido diversas linhas de pesquisa nessa grande área. Destacam-se os trabalhos relacionados à metais pesados no sistema solo-planta, utilização de lodo na agricultura e seus efeitos no sistema solo-planta, fitoextração de metais pesados de solos contaminados e determinação de teores orientadores de metais pesados em solos. O grupo está sediado no curso de pós-graduação em Ciência do Solo da UFRPE e conta, além da participação de professores do referido curso, com uma pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz da Almas - BA), uma professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dois professores da Universidade Federal da Paraíba. As diversas linhas de pesquisa são desenvolvidas pelos pesquisadores em conjunto com estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. O grupo tem publicado trabalhos em revistas nacionais e internacionais e divulgado resultados de pesquisas em congressos regionais, nacionais e internacionais. No ano de 2003 promoveu em Recife o I Simpósio de Solos e Qualidade Ambiental. Nos anos de 2007 e 2009, o grupo promoveu a segunda e terceira edições desse encontro com pesquisadores de várias partes do Brasil como palestrantes.

CLÍSTENES WILLIAMS ARAÚJO DO NASCIMENTO CAROLINE MIRANDA BIONDI