HOMENAGEM PÓSTUMA

Hoje, a área de Solos da UFRPE, despede-se fisicamente do Professor Newton Pereira Stamford, referência Nacional e regional na área de Microbiologia do Solo (descrição detalhada do currículo abaixo). Professor Newton, além de pesquisador de excelência e formador de recursos humanos de altíssima qualidade, ficará marcado pelo sorriso, pela gentileza e pela dedicação intensa com a Ciência do Solo. A saudade estará presente em nossos ambientes físicos e nas nossas memórias. Durante a trajetória do professor Newton, diversas formas de homenagens foram realizadas com sua presença entre nós, o que nos alegra e evidencia todo o nosso reconhecimento pela pessoa alegre, amorosa, gentil, inteligente, educada, habilidosa e demais predicados inerentes ao Prof. Newton e de conhecimento dos que tiveram a honra do seu convívio. A área de Solos da UFRPE solidariza-se com toda família, que sempre foi extensão de todo o relacionamento conosco e com o prof. Newton. O seu legado e alegria permanecerão para sempre, Prof. Newton.

Trajetória profissional
O Professor Newton Pereira Stamford graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1966. Mestre em Ciência do Solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1970, orientado pela dra. Johanna Dobereinet. Doutor em Agronomia- Solos e Nutrição de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” USP/ESALQ em 1976, orientado pelo Dr. André M. L. Neptune, com toda sua formação em Biologia do Solo, área em que sempre atuou. O Prof. Newton realizou estágio pós-doutoral no Centro de Investigación Y Desarrollo Agrario, em Sevilha, Espanha, em Fixação Biológica de Nitrogênio de 1994 a 1995. Iniciou como docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1970, sendo professor titular desde 1996, por concurso público de títulos e provas. Foi um dos fundadores em 1977 do Programa de Pós- Graduação em Ciência do Solo que inicialmente era denominado de Ciência do Solo e da Água, do qual foi coordenador do programa por quatro anos, e permaneceu como membro permanente desde a sua fundação. Foi bolsista de Produtividade do CNPq (1D) até fevereiro de 2022. Foi revisor de vários periódicos nacionais e internacionais, e revisor de agências de fomento. Coordenou 22 Projetos de Pesquisas, todos financiados e, com isso, construiu e equipou vários laboratórios na Área de Solos do Departamento de Agronomia. Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação de 1999 a 2002. Recebeu vários prêmios regionais, nacionais e internacionais relacionados com sua contribuição para a Ciência do Solo. Formou vários pesquisadores e docentes com atuação nos principais órgãos de pesquisa e instituições de ensino no Brasil. Uma consulta ao currículo lattes complementará o conhecimento da grandeza científica do prof. Newton.