O Plano de Gestão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE tem como meta valorizar e dar visibilidade às ações de impacto sociais realizadas no âmbito dos Programas por meio da inserção social desenvolvida nos projetos de extensão universitária nas diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, a integração das atividades de extensão na pós-graduação é responsável por promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, conectando a produção de conhecimento com as demandas e desafios da sociedade, por meio da Pesquisa Aplicada e Projetos de Intervenção, Parcerias com Comunidades e Setores Produtivos, Formação de Profissionais Comprometidos com a Realidade Social, Transferência de Tecnologia e Conhecimento, Produção de Conhecimento Crítico e Inclusivo, Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ações Estratégicas e, por fim, Publicação e Disseminação de Resultados de Impacto Social. Ressalta-se que os projetos de extensão da UFRPE estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

O PPGCS/UFRPE participa da proposta de extensão da UFRPE aprovada no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (PROEXT-PG), que envolve 28 Programas de diferentes áreas do conhecimento, em que a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade estão presentes de forma marcante, ampliando a oportunidade de impactar positivamente as comunidades que receberão as ações transformadoras deste projeto. O projeto foi organizado em seis eixos temáticos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento onde são realizadas ações importantes e transformadoras nas áreas social, ambiental, econômica e cultural, em nível local e regional. O projeto iniciou em 2024 e, nesse ano, realizou-se a I Oficina de Extensão aplicada à Pós-Graduação da UFRPE, onde os Programas envolvidos foram agrupados de acordo com os objetivos do projeto e foram discutidas e definidas as ações conjuntas desenvolvidas nas comunidades partícipes. Os objetivos aprovados no projeto Institucional foram organizados nos seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente; Produção Animal; Educação e Ciências; Tecnologia da Informação; Cultura e Políticas Públicas; Educação Alimentar e Saúde.

O PPGCS/UFRPE está associado ao Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro (MUSSPE), que atende grande parte dos objetivos do PROEXT-PG, e 100% do corpo docente do Programa participa dos projetos associados ao Museu. O MUSSPE é um espaço educativo que, atualmente, contém um acervo de 35 perfis preservados (macromonolitos) de solos coletados até 150 cm de profundidade ou até o contato lítico, contemplando os solos representativos do litoral, agreste e sertão de Pernambuco. O MUSSPE também conta com um banco de informações com as caracterizações morfológica, física, química e mineralógica dos perfis; um banco de amostras deformadas de todos os horizontes e camadas dos solos de referência que são utilizadas para estudos diversos no âmbito do Programa; e uma coleção didática de minerais, rochas e fósseis com mais de 200 exemplares.

O acervo de solos do MUSSPE é utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. De acordo com os registros do Museu, entre 2014 e 2024, foram recebidos aproximadamente 6.000 visitantes (com aumento expressivo desde 2021, com o retorno do apoio financeiro do órgão de fomento estadual), incluindo estudantes do ensino básico, técnico e superior, além de profissionais de ciências agrárias, geociências e artes. As visitas são guiadas e direcionadas para apresentar e discutir a importância, as funções e a diversidade de solos do Estado, as principais características e potencialidades dos solos, bem como aspectos voltados para a sua gestão adequada.

 

MUSSPE

 

A EXPOGEO (Exposição de Solos, Minerais e Rochas de Pernambuco para a Sociedade) é um evento de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço Geológico Nacional (CPRM/ Superintendência de Recife), com o objetivo de apresentar à sociedade as importantes contribuições que essas instituições têm realizado, no sentido de garantir os recursos necessários à qualidade de vida e bem-estar social das gerações atuais e futuras.

O evento recebe escolas do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, moradores locais, membros da comunidade acadêmica da UFRPE, especialistas de diversas áreas e sociedade em geral. A intenção do evento é integrar cada vez mais a universidade com a comunidade, proporcionar a troca de experiências, informações e contribuir com o futuro e qualidade de vida dos participantes, inspirando-os a preservar mais os recursos naturais.

 

EXPOGEO

 

O Projeto Massapê, coordenado pela Profa. Caroline Biondi, e conta com a participação dos demais docentes permanentes do Programa. O Massapê é um projeto de ensino-aprendizagem e popularização de solos. O programa possui três projetos distintos, buscando permear as atividades de pesquisa, ensino e extensão. A atividade de pesquisa é baseada na Avaliação do Ensino de Solos na Educação Fundamental, com base na avaliação da percepção dos educadores de ensino fundamental, alunos do ensino fundamental e estudantes de Licenciatura acerca do solo e suas relações com o ambiente e da avaliação dos livros didáticos adotados nas redes públicas de ensino que tratam desta temática.

As atividades de extensão, por sua vez, baseiam-se na divulgação do solo mediante exposições as quais permitem vivência lúdica dos conteúdos de solo e sua relação com outros componentes ambientais, desenvolvida com atividades recreativas/educacionais, para alunos do ensino fundamental, e em praças de forma a ampliar o acesso da sociedade a essas informações.

Finalmente, no componente de ensino encontram-se as oficinas para desenvolvimento de material didático que auxiliem as discussões do tema SOLO nas redes municipais e estaduais de ensino. As práticas desenvolvidas deverão evidenciar o papel do solo na vida dos indivíduos e comunidades, e poderão ser posteriormente replicadas pelos educadores participantes das oficinas.

MASSAPE